Quais as políticas para o direito das pessoas com deficiência?

O direito das pessoas com deficiência, infelizmente, ainda é pouco conhecido pela sociedade. Apesar de estarmos em um momento que muito se fala sobre a famosa inclusão social, os deficientes ainda estão à margem de algumas conquistas.

Pensando em, justamente, esclarecer alguns dos pontos chaves que rodeiam essa parcela da população e, com isso, combater a exclusão social, Liliane Garcez, especialista no assunto, foi até a Faculdade Cásper Líbero para ministrar uma aula especial aos alunos do 3º ano de Jornalismo. Logo de início já dava para ter uma certeza: aquelas poucas horas reservadas na Aloysio Biondi seriam enriquecedoras.

Liliane é a típica mulher que não perde tempo. Confortável e brincalhona deu início à palestra que foi subdivida em três grandes temas: normas; conceitos; e políticas públicas. Do outro lado da sala, sentados, os alunos estavam ávidos pelo que viria. Papel e caneta em mãos, como tradicionais jornalistas à espera de uma coletiva de imprensa.

Conceitos

Liliane iniciou a palestra com alguns conceitos básicos. Entre os temas analisados estavam os direitos humanos, o ciclo da exclusão social que os deficientes sofrem durante toda a vida e os diferentes tipos de acessibilidade relacional. Para ela, “enquanto os deficientes não estiverem incluídos em todas as esferas da sociedade, a população não entenderá quais mudanças são necessárias para garantir os direitos dessas pessoas”.

Normas

No bloco da palestra destinado às normas, Liliane mostrou que a pauta de direitos para pessoas com deficiência ainda é algo muito recente. Na ONU só passou a ser discutida em 2006, já no Brasil, o primeiro decreto foi assinado em 2008. Ou seja, tudo ainda é muito novo e, de acordo com a especialista, “as vitórias são alcançadas a passos muito lentos”, afirma.

Políticas públicas

Antes de abrir a palestra para a esperada rodada de perguntas, Liliane explicou algumas das políticas públicas que estão em vigor no Brasil. Entre elas, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que visa envolver diversas áreas, como saúde, educação e transporte, para que haja uma evolução por completo.

“Inclusão não é o oposto de exclusão. Incluir é fazer com que diversas barreiras sejam quebradas e, por isso, essas políticas públicas são tão importantes”

Liliane Garcez

Interessou-se pelo assunto? Assista ao vídeo abaixo:

A palestra foi, de fato, algo muito importante para os alunos e alunas presentes. Durante a rodada de perguntas, diversos temas foram abordados. Entre eles, educação, acessibilidade, comunicação e questões sociais. Para a aluna Larissa Santana, foi uma oportunidade única. “Ainda não havia tido a chance de me aprofundar sobre os direitos dos deficientes. Foi incrível”.

liliane garcezSaiba mais sobre Liliane Garcez

Doutoranda na área de Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Liliane já é mestre na área de Psicologia e Educação também pela USP e graduada em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e em Administração Pública, pela Escola de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas.

Atualmente, é professora em cursos de Pós-Graduação, Formação Continuada de Educadores, Oficinas, Seminários, abordando temas relacionados a Práticas Inclusivas, Diversidade em Sala de Aula, Construção Coletiva do Conceito de Inclusão e outros. Além disso, Liliane é autora de publicações para revistas especializadas e periódicos sobre o tema.

Autoras: Isadora Almeida e Letícia Negresiolo

Uma consideração sobre “Quais as políticas para o direito das pessoas com deficiência?”

Deixe um comentário